sábado, 12 de abril de 2008

Deveriam nascer mais mulheres assim.

" Acusam-me de haver interiorizado o sentimento de inferioridade radical a ponto de atacar minha própria cultura, movida pelo ódio de mim mesma,pois quero ser branca.É um argumento enfadonho. Acaso a liberdade existe unicamente para os brancos? Acaso é amor próprio aderir as tradições dos meus ancestrais e multilar as minhas filhas? Aceitar ser humilhada e impotente? Observar passivamente os meus conterraneos espancarem as mulheres e se massacrarem em disputas sem sentido? Ao chegar em uma nova cultura, na qual vi pela primeira vez que as relações humanas poderiam ser diferentes, teria sido amor próprio encará-la como um culto estrangeiro que os muçulmanos estão proíbidos de praticar?
(...)
Aceitar a subordinação e a violência porque Alá assim quer - isso, para mim, seria trair a mim mesma.

Ayaan Hirsi Ali

Nessas horas eu sei, que o etnocentrismo não está tão errado, como compreender uma cultura que espanca, domina, ultraja e multila suas mulheres?

Ayaan me arrepia... mas são calafrios de identificação.

5 comentários:

Mestre disse...

Olá...tentei falar com você pelo Orkut, mas vc não permite mensagens de estranhos, então qdo vi que tinha um blog resolvi ver se por aqui dava pra mandar um oi, e perguntar se você baixou os episódios de Capadócia pela net?
PS.: Gostei de sua argumentação quanto as questões etnocentricas, profundas e int inteligentes essas reflexões.

Liv Marie disse...

Primeiramente: Humpf.

Agoura...

Eu quero ler!!!!
Me empresta!

E sim,concordo com ela em gênero, número e grau.
Mas ainda não consigo justificar qualquer espécie de etnocentrismo.
Sendo vítima tanto quanto qualquer ser humano é ao escolher viver uma vida por seus próprios padrões e não os ditados pela nossa cultura como morais e/ou corretos, gosto de imaginar que o universo funciona dentro de um equilibrio no qual tudo o que se semeia eventualmente se colhe. E não acho que julgar alguém que julga outros chegue a ser a justiça que esses merecem. Não. Isso apenas nos iguala na roda kármica. Acho que no mínimo essas pessoas nos ensinam tudo aquilo que deve ser abominado em termos de comportamento humano e portanto combatido, mas nem por isso retaliado.
A vida em si já é dura e tem gosto de derrota amarga. Principalmente pra quem a despediça se envenenando com a própria ignorância.

Gueibs ManoMona disse...

"É por causa deles que temos vivido nas sombras."

Creio que a heterosexualidade é uma anomalia como qualque outra. Olhando por um lado mais radical é a pior de todas pois acontece com mais frequência. Fica a democracia, a vontade da maioria, a verdade da maioria não é maioral... Afinal Bush, Mohamed e Adolf Hitler tinham e/ou tem o apoio da maioria e nem por isso pregam a verdade absoluta justa e divina das coisas.

Devemos proteger nosso semelhante mesmo que para isso passemos por cima de não-semelhantes.

Porque o mais perto que chegaremos da igualdade não é suficiente.

...................................

Adorei o texto, suas idéias são sempre muito boas. Adoro você. BJO

Gueibs ManoMona disse...

Pessoas tem a incrível capacidade de se inferiorizar diante de uma força que não conhecem e não compreendem, os mais sábios usam disso para se tornarem mais próximos dessa força e dominarem os mais ignorantes.

Homens como são mais fotes fisicamente estão mais próximos de Deus e ainda ensinam as mulheres que assim deve ser. Se eu não gosto de X ensino que algum Deus qualquer não gosta, e quem não tem X passa a caçar o X e quem tem X passa a não querer X porque qualquer Deus não o aceita.

Não podemos seguir e confiar em algúém que mutila mulheres, espanca esposas, priva cruelmente qualquer diferença de existir, (Todas criadas por Deus) em nome de um "deus" ou de uma cultura.

Concordo plenamente. Existem homens bons, mas ninguém os vê nem os seguem e além do mais não sou um deles para querer protegê-los.

Unknown disse...

Algumas tribos indígenas enterram vivas crianças que não aprendem a falar até 2 anos de idade acreditando que não são gente. As mesmas, tb não consideram merecedores de vida os que nascem com alguma deformação física, e gêmeos são considerados réplicas do demônio capazes de amaldiçoar quem ohe em seus olhos, por isso alguns pais de gêmeos são enterrados vivos junto aos filhos.

Isso nos assusta tanto quanto aterroriza os índios quando contam que nós dormimos menos para conquistar poder e dinheiro para comprar coisas e pessoas desnecessárias na concepção de sua cultura e também matamos e violentamos pelas mesmas "inutilidades".

(ema, ema, ema... cada um com seus pobrema!)