quinta-feira, 17 de abril de 2008

Um começo de algo bom ou ruim.

Outro dia estava pensando a respeito de algo que um amigo havia me falado a algum tempo. Ele me disse que era preciso enxergar e aceitar que casais homossexuais nunca tem sogro e sogra, e que, de certa forma era bobagem esperar o contrário.
Depois disso cheguei na faculdade e fui debater sobre um trabalho a respeito dos trangêneros.
É incrivel a quantidade de estudos que são possiveis de se encontrar sobre gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Esse tipo de coisa me irrita e me entristece. Não achava que a sexualidade era algo que deveria ser estudado, discutido ou analisado. Ao contrário, deveria apenas ser respeitado.
Enfim... acumulei raiva durante toda a discussão. Comi um sanduíche no tempo de intervalo com tanta raiva que não sei como ele não me fez mal.
No final meu estomago ainda queimava e minha cabeça doía. Foi aí que eu pensei na questão crucial. Porque ninguém nunca estudou o heterossexualismo porra? Ele é despota e totalitário porque ninguém o questiona.
Deixa eu tentar dar um exemplo: Quando a professora de antropologia ia passar temas de trabalho , ela costumava escrever com quele pincel azul na losa branca: Aborto, pena de morte, eutanásia e homossexualismo. Escolha um tema polêmico para fazer um trabalho de campo.
Porque não homossexualismo e heterossexualismo?
Então eu encontrei isso hj:

O que é o heterossexismo?

O termo "heterossexismo" não é familiar para muitos porque é relativamente recente. Relativamente há pouco tempo é que tem sido utilizado, juntamente com "sexismo" e "racismo", para nomear uma opressão paralela, que suprime os direitos das lésbicas, gays e bissexuais. Heterossexismo descreve uma atitude mental que primeiro categoriza para depois injustamente etiquetar como inferior todo um conjunto de cidadãos.
Numa sociedade heterossexista, a heterossexualidade é tida como normal e todas as pessoas são consideradas heterossexuais, salvo prova em contrário. O heterossexismo está institucionalizado nas nossas leis, órgãos de comunicação social, religiões e línguas. Tentativas de impôr a heterossexualidade como superior ou como única forma de sexualidade são uma violação dos direitos humanos, tal como o racismo e o sexismo, e devem ser desafiadas com igual determinação.

Fonte :http://www.abalo.com.br/medos/index.htm

E acho que não preciso dizer mais nada sobre o tema. As conclusões que estão na minha cabeça são muito mais pessoais.Se antes eu acreditava que unir o mundo todo e fazer dele um lugar sem preconceitos e diferenças era a coisa certa , hoje eu me desiludo dessa aspiração por igualdade porque ela é indubitavelmente inviável.
Porque hoje, eu discuto, eu analiso, eu julgo o heterossexualismo.
Se antes eu defendia o término de qualquer tipo de preconceito, hoje eu percebo que construí em mim uma raiva imensa, não pelo heterossexualismo em si, mas por algo mais ligado ao heterossexismo. Mas na minha mente não para de latejar a indagação... Quem torna o heterossexismo vigente? Não preciso responder.
Assim, eu começo a perceber a criação de mais uma facção. De mais um grupo brigando pelo poder e pela liberdade. E em toda guerra é necessário tomar uma posição.
Eu fico pensando, chega de perder, chega de se excluir de se esconder, de tentar amenizar as injustiças através da igualdade.
É semelhante ao tema do feminismo. A igualdade nunca vai funcionar. Ou a sociedade é patriarcal ou matriarcal. Ou a sociedade e heterossexista ou é homossexista, bissexista, transsexista... (?)! Nunca vai ser igual.
A questão é de que lado vc está o q vc quer e principalmente... pelo que você luta.
As pessoas tendem a comentar esse tipo de assunto dizendo: Ha... mas vc não pode se tornar uma heterossexista ao contrário, ou uma machista ao contrário... iso é tomar a mesma posição do que eles só que em outro angulo, vc está se igualando a eles e bláblábláblá...
Sim... de certa forma estou me igualando porque quero os beneficios e a comodidade que eles tem e isso me é negado. E já que a sociedade tem que ser presidida por um dos grupos, eu admito que espero, sem pudor, que seja pelo meu.
Não me arrisco a divagar mais sobre o tema por ele ser delicado e minha concepção ainda não estar totalmente clara na minha mente.
Mais tarde posso corrigir um detalhe ou outro ou manter meu ponto de vista.
Por enquanto é isso.
Com toda siceridade.

Anos initerruptos de preconceito e dominação causam danos irreparavéis. Penso que a igualdade não é mais possivel. ( E por deus, espero estar errada!)

3 comentários:

Alvim Dias disse...

Li seu post, lembrei-me de uma discussão "parecida". Se puder, leia, este é um blog de um amigo meu:

http://andrepontepreta.blogspot.com/2008/04/bom-dia-amiguinhos.html


Depois, se quiser, visite o meu:

http://inteze.blogspot.com

Abraços

Gueibs ManoMona disse...

"É por causa deles que temos vivido nas sombras."

Creio que a heterosexualidade é uma anomalia como qualque outra. Olhando por um lado mais radical é a pior de todas pois acontece com mais frequência. Fica a democracia, a vontade da maioria, a verdade da maioria não é maioral... Afinal Bush, Mohamed e Adolf Hitler tinham e/ou tem o apoio da maioria e nem por isso pregam a verdade absoluta justa e divina das coisas.

Devemos proteger nosso semelhante mesmo que para isso passemos por cima de não-semelhantes.

Porque o mais perto que chegaremos da igualdade não é suficiente.

...................................

Adorei o texto, suas idéias são sempre muito boas. Adoro você. BJO

Tati Pietra disse...

Eu acredito q o heterosexualismo nao é o simbolo da perfeitção,nao, pelo contrario,ninguem nessa vida é perfeito,nem melhor.Homosexualismo ser tratado como assunto polemico nao deixa de ser um preconceito,e como vc disse pq o heterosexualismo,não?
o q é tão diferente?
eles não transam,não se drogam,e blabla...?soh os homosexuais?
qual é o padrão?
olha a unica coisa q acredito hj eh Deus,e é nisso q me apego,o resto deixo pra ele resolver.Manu,soh pense q ao msmo tempo q coisas lhe são negadas,outras vc tem de sobra..e eu to ai pra provar,sou sua amiga ate morrer.beijo